top of page
2024_SessãoProfissional_08-16_Marcal Produções-5.jpg

Raphael Buratto

Raphael Buratto é violoncelista e artista plástico, com vasta experiência em performance orquestral e música de câmara. Formado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e mestre pela Université de Montréal, Raphael integra a Orquestra de Cordas da Ilha e a Orquestra de Câmara de Blumenau. Atualmente, também atua como professor em projetos sociais e culturais em Santa Catarina.

  • Instagram

Graduou-se bacharel em violoncelo pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, na classe da professora Maria Alice Brandão, e obteve seu título de mestre em Interprétation du Violoncelle pela Université de Montréal, Canadá, sob a orientação da violoncelista Johanne Perron.

Ao longo de sua formação, Raphael recebeu orientações em festivais e masterclasses de inúmeros professores, destacando-se nomes como Fábio Presgrave, Mark Kosover (EUA), Anatoli Krestev (Bulgária), Ina-Esther Joost (Alemanha), Pjotr Meshvinski (Rússia), Yuli Turovsky (Rússia-Canadá) e Romain Garioud (França).

Raphael Buratto integrou importantes orquestras como a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Camerata Florianópolis, SC Piano Trio, Orquestra de Câmara da PUCPR e o Quinteto de Cordas Catarinense. Entre 2004 e 2008, participou regularmente como músico convidado da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP).

Em 2009, ingressou no meio acadêmico como professor substituto de violoncelo na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis. Durante sua estadia em Montreal, participou ativamente de diversos grupos de câmara e orquestras, como o C4 Quatuor de Violoncelle, Ensemble Arkea e a I Celliste Orchestra, sob convite de Velitchka Yotcheva, diretora artística da Société de Musique de Chambre de Montréal.

Com vasta experiência como chefe de naipe em várias orquestras, Raphael se apresentou como solista frente a orquestras como Camerata Florianópolis, Orquestra Filarmonia SC, Orquestra Andante (Balneário Camboriú), Camerata Dona Francisca (Joinville) e Orquestra de Câmara de Blumenau.

Atualmente, residindo em Florianópolis, Raphael Buratto faz parte do quadro efetivo da Orquestra de Cordas da Ilha e da Orquestra de Câmara de Blumenau. Além disso, é professor de violoncelo nos projetos da Oficina das Artes de Biguaçu e no projeto social "Educando com Música", dirigido pela Associação Filarmônica Camerata Florianópolis. Além de sua carreira musical, Raphael também é artista plástico, dedicando-se à pintura.

© 2024 | Quarteto Nume

bottom of page